A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica emitiu um comunicado oficial sobre os implantes da SILIMED.
Cabe ressaltar que a SILIMED sempre atendeu a os rigorosos critérios de tecnovigilância e certificação da ANVISA e do INMETRO. Até o presente momento não há nenhum pronunciamento das autoridades sanitárias brasileiras, sobre os implantes da SILIMED.
Portanto, não existe motivo algum para que as pessoas fiquem inseguras e/ou pensem que precisam substituir as próteses da SILIMED. Da mesmo forma, não há qualquer necessidade de acompanhamento médico dos usuários dos produtos SILIMED.
De qualquer forma, nossa clínica está à disposição para eventuais esclarecimentos!
O comunicado da SBPC está reproduzido na íntegra, logo abaixo:
Comunicado Oficial
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA
Assunto: Implantes de silicone SILIMED
A SBCP tomou ciência de questionamento internacional sobre implantes de silicone da marca SILIMED, pelo órgão certificador europeu TÜV SÜD (em 17/setembro/2015). Em 23/setembro/2015, o Medicine & Healthcare Products Regulatory Agency (MHRA), emitiu press release a toda imprensa britânica informando que os produtos SILIMED foram suspensos por contaminação.
Diante disto, a SBCP buscou imediatas providências de conhecimento dos fatos junto a órgãos oficiais, e a SILIMED, visando a segurança da população conforme a permanente vigilância da Cirurgia Plástica brasileira.
Os relatórios preliminares fazem menção a presença de partículas (comum em todos produtos médicos), embora não existam critérios de quantificação de partículas estabelecidos por autoridades sanitárias europeias. Segundo a empresa e a literatura, tal característica não evidencia dado de risco.
Destarte, a SBCP se pronuncia:
• No Brasil, a SILIMED atende os rigorosos critérios de tecnovigilância e certificação da ANVISA e INMETRO. Até o presente momento não há nenhum pronunciamento das autoridades sanitárias brasileiras, sobre a matéria;
• Não existem razões que justifiquem inquietude, pânico e/ou acompanhamento médico dos usuários de produtos SILIMED;
• A SBCP hipoteca solidariedade e confiança na marca SILIMED, vez que em 37 anos, não há nenhuma mácula de questionamento de qualidade sobre seus produtos. Assim sendo, manifesta seu repúdio a quaisquer tentativas de se estabelecer juízo de valor, antes da apuração dos fatos.
Outrossim, sempre se apresentaram como importantes incentivadores de eventos científicos em prol da Cirurgia Plástica brasileira;
• A SBCP permanece atenta as apurações dos fatos, pelas autoridades sanitárias internacionais, e a empresa SILIMED; bem como a eventuais decisões futuras.
São Paulo, 24 de setembro de 2015
Dr. João de Moraes Prado Neto
Presidente
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Link para o Comunicado: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/comunicado-oficial-implantes-silimed/