Otoplastia – Orelha de Abano
A Otoplastia ou Cirurgia de Correção da Orelha de Abano é o procedimento que modifica o tamanho, posição e proporção de orelhas com problemas na sua estrutura, que podem estar presentes desde o nascimento, mas se tornam aparentes com o desenvolvimento.
Trata ainda, orelhas deformadas em decorrência de alguma lesão que causou modificação nas suas estruturas. O problema mais conhecido nas orelhas é denominado como orelha em abano, onde a borda lateral fica mais distanciada da cabeça, dando uma aparência de que é maior. Em conjunto, pode ocorrer a ausência da anti-hélice (dobra interna da orelha), conferindo à orelha o aspecto de antena parabólica.
Em crianças, o procedimento só pode ocorrer a partir dos 6 anos de idade, uma vez que o crescimento da orelha estará concluído. Como a criança está na fase de inicio da vida escolar, evitará estigmas e experiências desagradáveis decorrentes de apelidos e gozações por parte dos colegas.
Após a cirurgia de Otoplastia, as alterações estéticas da orelha são corrigidas, proporcionando uma orelha com aspecto natural, sem o estigma anterior de orelha de abano, aumentando de maneira significativa a confiança e a auto-estima, especialmente em crianças e adolescentes.
Tempo de Cirurgia
Duração aproximada de 1 hora
Tipo de Anestesia
Local, Local com Sedação ou Geral.
Período de Internação
Entre 12 a 24 horas.
A Cirurgia
A Otoplastia inicia com uma incisão que é realizada de maneira estratégica no sulco atrás da orelha, posicionando as orelhas o mais próximo da cabeça e criando as dobras cartilaginosas que as caracterizam.
As curvas e projeções da orelha são remodeladas através da realização de suturas internas, e nos casos de excesso de cartilagem, uma parte dela é removida para diminuir o tamanho da orelha, corrigindo assim a projeção excessiva das orelhas em abano, tornando-as mais próximas a região craniana.
Em regra, as dobras ausentes, são criadas mediante o enfraquecimento da cartilagem e da posterior moldagem com utilização de suturas que irão garantir a cicatrização dos tecidos no posicionamento correto.
Normalmente , os pontos são internos e absorvíveis, não necessitando de remoção.
A Recuperação e os Resultados da Otoplastia
Finalizada a cirurgia, serão colocadas bandagens ao redor das orelhas, na forma de um capacete. Após a retirada dessas bandagens, os curativos serão menos aparentes. Na primeira semana de recuperação, o paciente deverá, necessariamente, descansar, movimentando-se ocasionalmente para ajudar na circulação do sangue. É recomendado ainda, manter a cabeça elevada, além de não se deitar sobre as orelhas operadas, o que pode aumentar a dor e romper os pontos.
Depois de 7 dias, já será possível retornar ao trabalho e realizar atividades leves. Após duas semanas, os resultados finais já poderão ser visualizados.
Ressalta-se, entretanto que nos próximos 12 meses, pequenas alterações podem ocorrer.