Lipoaspiração
A Lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e a proporção. Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem sofrer esse problema devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física.
A Lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos.
A Lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.
Tempo de Cirurgia
Duração aproximada de 1 a 2 horas
Tipo de Anestesia
Local, Local com Sedação, Peridural ou Geral.
Período de Internação
Ambulatorial.
(Normalmente liberação no mesmo dia da cirurgia).
A Cirurgia de Lipoaspiração
A cirurgia é realizada por pequenas incisões (4 milímetros, aproximadamente) localizadas em áreas estratégicas da região a ser lipoaspirada, e que ficam muito discretas. Nessas incisões, é injetada através de agulhas não cortantes (ponta romba) uma solução composta por soro fisiológico (que aumenta o volume de gordura), adrenalina (que reduz o sangramento) e ainda um anestésico local (que diminui a dor). Após aguardar a ação da solução, passa-se a aspirar a gordura por meio de uma cânula.
A Recuperação e os Resultados
O período de recuperação da Lipoaspiração pode variar de alguns dias a várias semanas. Durante os primeiros estágios da recuperação da lipo, a paciente pode sentir desconforto, devido a possíveis inchaços, dormência, queimação e, eventualmente, dor, o que torna muito importante o cuidado com as regiões do corpo tratadas. Normalmente são indicadas roupas de compressão que objetivam acelerar a recuperação, reduzir o inchaço e ajudar a moldar o corpo a nova forma. Tais roupas poderão ser usadas durante várias semanas ou meses após a cirurgia. No período de cinco a dez dias após a cirurgia, suturas e drenos estão prontos para serem removidos. entre oito a dez dias depois do procedimento, todos os pontos que não dissolveram são removidos. A paciente poderá deixar de utilizar as roupas de compressão de acordo com a liberação do seu cirurgião plástico.
Para minimizar a dor e evitar infecções nos locais das incisões, seu médico poderá prescrever analgésicos e antibióticos.
O retorno às atividades de rotina, como trabalho, estudos, dirigir, praticar exercícios deverá ocorrer conforme determinação do seu cirurgião.
Logo no início, não é possível observar o resultado em razão do edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), que, , normalmente, vão desaparecendo ao longo dos primeiros 21 dias após o procedimento. Ou seja, conforme a região lipoaspirada vai se recuperando e diminuindo seu inchaço, a percepção do resultado vai aumentando. Entre o 2º e o 3º mês ocorre uma maior retração da pele, possibilitando que se observe o resultado próximo do definitivo a partir do quarto mês, que chega a 80% do resultado. O resultado definitivo da Lipoaspiração se dá após 6 meses.
Lipoaspiração em Porto Alegre – Agende sua Consulta
Membro da SBCP
Endereço e Telefones
Rua Mariante, 288, Conjunto 1008
Bairro Rio Branco / Porto Alegre - RS
CEP 90.430-180
+51 3333 0102 / +51 999710201