51 3333 0102 | 51 99969 0848

Você sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa a morte de mulheres no mundo todo? Essa informação é da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer e não considera o câncer de pele não melanoma, que tem alta incidência na população. No Brasil, durante o biênio 2018-2019, estima-se que surjam anualmente 59.700 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres (fonte: inca.gov.br).

A maior razão para este número alarmante é a descoberta tardia do tumor, o que torna o autoexame de extrema importância para garantir que o câncer seja detectado o mais cedo possível e, assim, tratado com sucesso.

A boa notícia é que a taxa de mortalidade relacionada ao câncer de mama vêm caindo 21% por ano desde 1990. Para que ela caia ainda mais, aqui estão 5 medidas saudáveis para evitar o câncer de mama.

1. Faça o autoexame

O autoexame é responsável por cerca de 80% das descobertas de câncer de mama, tornando-o indispensável na hora de detectar e, consequentemente, tratar o câncer cedo.

O primeiro passo para realizar o autoexame é observar em frente a um espelho, o contorno dos seios, o formato dos mamilos e a superfície das mamas. Erga os braços, e veja se o movimento altera de alguma forma o contorno das mamas.

Após realizados esses passos, deite-se. Com a mão direita, apalpe o seio esquerdo com as pontas dos dedos gentilmente, em movimentos circulares. Faça o mesmo com o seio direito, usando a mão esquerda.

O autoexame deve ser realizado uma vez por mês. Mulheres que ainda menstruam devem fazer o autoexame cerca de 3 a 5 dias após a menstruação. Já as mulheres que já passaram pela menopausa e, portanto, não menstruam, podem determinar um dia fixo por mês para se autoexaminar.

2. Evite o cigarro e o álcool

Bebidas alcóolicas e o consumo de cigarros são apontados como fatores da causa de diversas doenças – uma delas é o câncer.
As toxinas presentes na composição do cigarro são extremamente nocivas para a saúde, assim como as bebidas alcóolicas que, mesmo ingeridas em pequenas quantidades, ainda possuem o potencial para causar diversos tipos de câncer, incluindo o de mamas.
Reduza o consumo de bebidas alcóolicas e faça um esforço para parar de fumar! Você estará prevenindo não apenas o câncer de mama, mas diversas outras doenças.

3. Pratique exercícios e mantenha uma alimentação saudável

Está comprovado cientificamente que a obesidade causa um aumento da produção de estrogênio, o hormônio feminino que, em quantidade demasiada, pode levar à formação de tumores cancerígenos. Praticar exercícios físicos, até mesmo uma simples caminhada de 30 minutos cinco vezes por semana, já reduz o risco de câncer de mama.

Manter uma alimentação saudável e balanceada também é importante na prevenção do câncer. Leguminosas como o feijão branco, a lentilha e o grão de bico, e carnes magras como o peito de frango e peixe são bons exemplos de alimentos saudáveis que ajudam a controlar o peso e possuem vitaminas benéficas para o organismo.

4. Evite tratamentos de reposição hormonal

Não são recomendados para mulheres na menopausa os tratamentos de reposição hormonal, já que eles aumentam bastante a chance do câncer de mama. Caso seja necessário, estes tratamentos devem ser realizados sob orientação médica e seu uso deve ser limitado por até três anos.

Outra dica importante é realizar a mamografia a cada 2 anos, principalmente aquelas mulheres que estão com mais de 40 anos e possuem histórico de câncer na família.

5. Amamentar

Especialistas garantem que a amamentação é uma ótima forma para as mamães evitarem o câncer de mama. Amamente seu bebê por, ao menos, seis meses!

Certamente outros cuidados e atitudes são necessários, mas essa soma de medidas e práticas saudáveis quando incorporadas na sua rotina são importantes para prevenção do câncer de mama.