51 3333 0102 | 51 999710201

Uma das formas de responder ao pedido de muitos pacientes que desejam orientações complementares às consultas no sentido de obter melhores resultados na cirurgia plástica, foi aprofundar os conhecimentos em nutrologia médica. Nāo me parece que as orientações rotineiras de um cirurgião plástico sejam insuficientes, contudo o tema é tāo vasto que sempre existirāo dúvidas a serem esclarecidas. Além disso os aspectos e métodos abordados na consulta poderāo ser revistos mais detalhadamente no intuito de atingir os objetivos e interesses de cada pessoa.

Após terminar a residência médica, com especializaçāo em cirurgia plástica, acreditava que o conhecimento adquirido através de dez anos de estudos e preparaçāo, seriam suficientes para resolver as dificuldades que inevitavelmente surgiriam.

Contudo, no início da década de 1980 o mundo começava a viver a epidemia de obesidade, que evolui para os níveis alarmantes da atualidade, com um grande número de pacientes necessitando perder peso antes de fazer uma cirurgia plástica – que nāo deve ser usada como método de emagrecimento e sim como uma forma de correçāo corporal, onde outros métodos nāo podem ser indicados.

Acontece que a grande maioria das pessoas nāo retornava para realizar a cirurgia programada pelo simples fato de nāo conseguirem atingir as medidas exigidas para que fossem operadas. Ou seja: emagrecer, seguindo a fórmula menos calorias – mais exercícios, apresentava um índice de sucesso muito reduzido.

Portanto, a “mistura “ entre cirurgia plástica e nutrologia aconteceu por razões independentes à minha vontade e, embora muitos digam que o acaso nāo existe, esta associaçāo se tornou parte do meu dia a dia fazendo que eu estivesse completamente envolvido com uma improvável combinaçāo entre duas especialidades médicas muito diferentes.

Estes fatores começaram a alterar minha rotina cirúrgica a tal ponto que, buscando encontrar métodos que pudessem diminuir o peso de meus pacientes, passei a estudar nutriçāo e, em pouco tempo, o gosto pela matéria despertou meu interesse de um modo que atualmente, além de cirurgiāo plástico, me tornei especialista em nutrologia pelo CFM, AMB e ABRAN.

Estes sāo os fatos que me levaram a trabalhar com especialidades médicas que, embora distintas, sāo complementares e permitem uma forma de atuaçāo onde cada uma das partes se potencializa quando associadas. Ou seja, por exemplo, o paciente que me procura para realizar uma plástica de abdome, uma mamoplastia , uma lipoaspiraçāo, etc pode ser tremendamente beneficiado com uma dieta antes do procedimento e uma orientaçāo nutricional pós-operatória.

Embora a idéia básica seja escrever textos a partir de considerações pessoais e material de livros e publicações científicas, existem autores nacionais e estrangeiros que constituem uma verdadeira blogosfera nutricional oferecendo informações, textos e referências científicas que também serāo utilizadas como material para explicações e orientações. Nestes casos, além da obrigatória identificaçāo da fonte, será fornecido o perfil básico de cada autor apresentado permitindo que suas referências fiquem disponíveis para consulta e os leitores possam conhecer os principais nomes da área.