51 3333 0102 | 51 99969 0848

Rinoplastia – Cirurgia do Nariz

A Rinoplastia é o procedimento ideal para pessoas que possuem nariz com tamanho exagerado, com ponta caída ou arredondada. Pessoas que apresentam a giba óssea (“calombo”), asas laterais largas ou abertas, nariz grosso demais também podem ter as medidas e proporções nasais corrigidas.

Pelo fato do nariz se encontrar na porção central na face, deve sempre respeitar certas medidas e proporções.

Além da questão estética, alguns pacientes também apresentam queixas funcionais, ou seja, não respiram bem. Essa dificuldade na respiração pode ocorrer devido a desvio do septo, hipertrofia dos cornetos ou até mesmo por rinite alérgica, sendo esta última controlada apenas com medicação. A rinoplastia moderna corrige não só os problemas estéticos, mas também os problemas funcionais, tratando os pacientes de maneira global.

Após o procedimento de Rinoplastia, dependendo do objetivo proposto previamente, o paciente poderá observar uma uniformidade do tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais; a diminuição da largura do dorso nasal; a correção do perfil do nariz; além de melhorias na ponta do nariz, na aparência das narinas grandes, largas ou arrebitadas e ainda a correção da assimetria nasal e desvio.

Tempo de Cirurgia

Duração aproximada de 2 a 6 horas

Tipo de Anestesia

Local com Sedação ou Geral.

Período de Internação

Até 24 horas.

A Cirurgia de Rinoplastia

Após a realização da anestesia, serão realizadas as incisões para acesso aos ossos e cartilagem que dão suporte ao nariz.

São duas técnicas comumente realizadas na cirurgia do nariz: a rinoplastia aberta ou a rinoplastia endonasal (fechada).

Uma das diferenças das técnicas diz respeito às incisões. Enquanto na rinoplastia fechada são realizadas incisões na parte interior das narinas, deixando as cicatrizes invisíveis. Na rinoplastia aberta, além dessas incisões realizadas no interior das narinas, um terceiro corte é feito na columela – a pele que separa uma narina da outra. Ressalta-se que essa cicatriz na columela também tem a tendência de ser bastante discreta, quase imperceptível.

A seguir será adicionado ou removido osso e/ou cartilagem, com o posterior ajuste das estruturas de suporte dentro do nariz. Além disso, há a possibilidade de reduzir ou aumentar o tamanho do nariz. 

Após a cirurgia, são aplicados no nariz um tipo de gesso, um tampão interno e um curativo com Micropore para proteger e dar suporte às novas estruturas nasais.

A Recuperação e os Resultados da Rinoplastia

Após a rinoplastia, o paciente deverá permanecer em repouso absoluto por um período de 5 a 7 dias. A cabeça deve ser mantida sempre elevada.

A alimentação indicada para os primeiros dias é sempre de alimentos frios, com consistência pastosa, o que facilita a ingestão. Normalmente, após 7 dias o curativo é removido. Eventualmente o paciente deverá utilizar um curativo de esparadrapo por mais 7 dias.

É recomendado ainda, aplicar compressas geladas na região, bem como realizar drenagem linfática, objetivando a cicatrização dos tecidos e fazer com que as manchas roxas ao redor dos olhos, desapareçam.

Com relação ao resultado final, o paciente deverá aguardar um pouco, pois o inchaço nessa região desaparece lentamente. Apenas após o primeiro ou segundo mês alguns resultados efetivos podem ser visualizados. Já o resultado final poderá ser observado depois de 12 a 18 meses.

Rinoplastia – Cirurgia Plástica do Nariz em Porto Alegre – Agende sua Consulta

Nome (obrigatório)

Endereço e-mail (obrigatório)

Número do telefone

Informe o Procedimento Desejado e a Melhor Data e Horário para Consulta.