51 3333 0102 | 51 999710201

Mastopexia sem ou com prótese de silicone? Normalmente a técnica preferida na mastopexia é aquela que não utiliza a prótese, pois ao contrário do que muitos pensam, a prótese de silicone pode fazer com que a mama sofra uma queda mais precoce do que nos casos onde ela não é colocada. Isso acontece porque existem 2 forças contrárias, uma que diminui a quantidade de pele, que é a Mastopexia, e outra, que aumenta ou expande a pele, que é o volume da prótese de silicone. Nesse jogo de forças, o implante sempre será vencedor, por sua força contínua sobre a pele, o que leva a uma atrofia que embora pequena é suficiente para aumentar a flacidez, ou alargar a cicatriz, mesmo que o implante seja colocado abaixo do músculo.

Portanto se você tem uma mama bastante volumosa, não é necessário colocar o implante, bastando retirar a pele excedente e fixar a mama na musculatura de maneira que possibilite obter um contorno semelhante ao de uma prótese!

Quando é indicada a Mastopexia com Prótese de Silicone

No entanto, se o volume da mama for pequeno e houver flacidez de pele, pode ser indicada a retirada de pele e o uso da prótese de forma concomitante. Importante ressaltar que nessas situações, dependendo principalmente da qualidade de pele poderá haver um alargamento da cicatriz ou uma queda precoce da mama.

Os trabalhos científicos demonstram que apesar dos cuidados e da boa técnica cirúrgica utilizada, cerca de 25% das cirurgias de mastopexia associada com implantes de silicone podem apresentar algum grau de alargamento da cicatriz e queda precoce da mama. Nesses casos, a paciente deve estar preparada para uma cirurgia complementar visando corrigir essas alterações. Nesses casos o resultado insatisfatório obtido é diferente do resultado desejado, porém não ignorado, pois faz parte da complexidade de uma cirurgia plástica onde é impossível existir certeza absoluta de sucesso.

Uma Decisão Compartilhada

Uma vez que essa possibilidade tenha sido discutida em consulta médica e aceita previamente por todas as partes (médico e paciente), ela é um tipo de intercorrência que faz parte dos planos da cirurgia, não sendo, dessa forma um resultado desconhecido, fazendo parte do compartilhamento de decisões entre médico e paciente, onde cada parte pode atuar de maneira ativa e esclarecida.

Expectativa x Realidade

Como você já pode observar, existem vários fatores que determinam qual a melhor escolha a ser realizada. O mais importante é respeitar as expectativas da paciente dentro dos limites que a técnica cirúrgica pode oferecer, ou seja, não adianta a pessoa desejar um implante gigante, se ela tem um tórax estreito, é muito magra e de baixa estatura, pois com certeza as medidas resultantes estarão fora de um padrão aceitável. Assim, realize uma consulta com seu cirurgião plástico e defina em conjunto a melhor técnica a ser utilizada para o seu caso particular!

Mastopexia sem ou com Prótese de Silicone em Porto Alegre

O Dr. João Eschiletti, cirurgião plástico membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica realiza a Mastopexia sem ou com Prótese de Silicone em Porto Alegre em hospitais que oferecem à paciente toda a segurança e conforto necessários para realizar o procedimento. Para saber mais sobre a técnica ideal para você agende sua consulta com o Dr. João Eschiletti.